Elastografia Hepática

O que é o exame de Elastografia Hepática?

Nas doenças do fígado existe uma informação que é fundamental para que o médico saiba a gravidade da doença, e o que está acontecendo no seu fígado.

Essa informação é o grau de fibrose hepática. Que nada mais é, a quantidade de cicatrizes que são acumuladas no fígado, em consequência uma inflamação crônica causada por um vírus o uso excessivo de bebida alcoólica ou mesmo por infiltração gordurosa.

Para que o médico possa saber esse grau de fibrose ele pode usar uma biópsia hepática ou outros testes especiais que são chamamos de testes não invasivos de fibrose. Muitas vezes a biópsia é necessária porque ela pode esclarecer inclusive outras informações importantes além do grau de fibrose.

Mas em muitos casos esses testes não invasivos de fibrose podem dar uma boa estimativa da quantidade de cicatrizes existentes no fígado, dentre esses testes destaca se elas a Elastografia Hepática ultrassônica.

Como é feito o exame elastografia hepática?

O exame de Elastografia Hepática é feita com o uso de dispositivos acoplados no aparelho de ultrassom. É um exame que é feito como a ultrassonografia habitual, o paciente fica deitado em uma maca enquanto o exame é feito por um operador, com auxílio de um transdutor por sobre a região do fígado na parte inferior do tórax à direita. A Elastografia Hepática é um exame bastante rápido em geral, não causa qualquer tipo de dor e não envolve qualquer radiação.

Portanto pode ser repetido periodicamente quando indicado. Além disso é um exame que oferece uma estimativa bastante acurada da quantidade de fibrose existentes. Mas é fundamental saber que este exame deve ser feito por um profissional que tenha recebido treinamento específico, para isso e que tenha uma certa experiência que tenha feito um número a considerável de exames, para que os seus resultados sejam confiáveis e bem interpretados pelo médico, que está solicitando o exame.

Aqui na IDX você encontra o exame de Elastografia Hepática, sempre acompanhado por Membros Titulares do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Para mais informações sobre Elastografia Hepática pergunte ao seu médico hepatologista.

Pré agendar exame

MENSAGEM ENVIADA

COM SUCESSO!

Em breve retornaremos o seu contato.

Open chat
Powered by